Cirurgia Digestiva
CIRURGIA BARIÁTRICA
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pacientes com obesidade mórbida ou pacientes com IMC (peso / altura ao quadrado) entre 35 e 40, com alguma doença associada. Porém, em 2016, o Conselho Federal de Medicina autorizou a realização da cirurgia em pacientes com IMC entre 30 e 35, portadores de diabetes.
Os procedimentos mais realizadas para esta finalidade são o bypass gástrico e o sleeve gástrico ou gastrectomia vertical, que visam a perda de peso e o controle das comorbidades como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias e apnéia do sono.
Hoje, as cirurgias bariátricas são realizadas por técnicas minimamente invasivas, com o auxilio da Laparoscopia.
Através de uma equipe multidisplinar, a CIRURGIKA realiza atendimento dos pacientes com indicação para cirurgia bariátrica e realiza o acompanhamento pós operatório dos mesmos.
CIRURGIA HEPATOBILIAR
A cirurgia hepatobiliar tem como objetivo o tratamento de tumores de fígado, tumores de vias biliares, tumores de vesícula biliar, assim como doenças benignas destes órgãos.
A colecistectomia vídeo laparoscópica (retirada da vesícula biliar por vídeo) é indicada para colelitíase, ou “cálculo ou pedra” na vesícula, sendo uma das cirurgia mais realizadas do aparelho digestivo.
Já a cirurgia pancreática é, na maior parte das vezes, indicada para o tratamento de tumores do pâncreas. A técnica varia de acordo com a localização da doença. Pode ter indicações especificas também para neoplasias císticas serosas ou mucinosas, neoplasias intra ductais produtoras de mucina, pseudocistos pós pancreatite aguda e tratamentos de pancreatite crônica.
Estes procedimentos, apesar de complexos, apresentam ótimos resultados quando realizados por profissionais experientes; e podem ser realizados por técnicas minimamente invasivas ou até mesmo com o auxílio da Robótica.
CIRURGIA DO ESTÔMAGO / ESÔFAGO
Diversas são as patologias do estômago e do esôfago, órgãos do sistema digestivo responsáveis pela condução dos alimentos da boca até o estômago e a digestão dos mesmos.
Uma das cirurgias mais realizadas visa o tratamento cirúrgico do Refluxo Gastroesofágico, patologia que leva a sintomas de queimação, empachamento e dor no peito. Em casos selecionados, a resposta ao tratamento cirúrgico é excelente.
Outras patologias frequentes, tratáveis com a cirurgia, são as doenças que afetam a mobilidade do esôfago e dificuldade da condução dos alimentos, como a acalasia. As neoplasias do esôfago e do estômago têm também na cirurgia o seu principal tratamento e devem ser tratados por equipe multidisciplinar.
Atualmente os métodos minimamente invasivos, laparoscópicos, ou com base na robótica, têm melhorado muito o resultado destes procedimentos, proporcionando melhor recuperação e pós operatório mais brando com o auxílio da laparoscopia ou da cirurgia robótica.