Blumenau recebe mutirão inédito de cirurgias de endometriose
No último dia 8 de janeiro, Blumenau recebeu um mutirão inédito de cirurgias de endometriose que foi realizado em pacientes do SUS e de convênios, no Hospital Santa Isabel. A ação teve procedimentos sem custo às pacientes, com o objetivo de zerar a fila de espera da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). Foram operadas aproximadamente 10 pacientes, sendo 4 do SUS, com técnicas minimamente invasivas. No sistema público, essas pacientes se deparam com uma grande fila de espera e não há a possibilidade da cirurgia ser realizada por videolaparoscopia, em virtude do alto custo dos materiais. Os casos de endometriose cresceram, principalmente, entre as mulheres mais jovens e, hoje, cerca de 15% das mulheres entre 15 e 45 anos são atingidas pela doença.
Um dos médicos deste grupo multidisciplinar é o Dr. Pedro Trauczynski, cirurgião geral especialista em cirurgia laparoscópica e integrante do corpo clínico da Cirurgika. Segundo Trauczynski, o multidão pode chamar atenção para o tema: “conseguimos propor um debate em torno da doença, o que resultou, inclusive, em parcerias com empresas especializadas em materiais cirúrgicos que fizeram doações para o mutirão”. A ação foi desenvolvida pela Endolap (entidade que conta com médicos da Cirurgika), em parceria com o Hospital Santa Isabel e as empresas de matérias médicos Johmedica (Medtronic) e Cardiotronic.
Além do mutirão, o evento também contou com uma palestra do Dr Claudio Crispi, uma das principais referências no tratamento de endometriose no mundo. O encontro promoveu a troca de conhecimentos entre a equipe local e aproximadamente 20 médicos de todo o estado de Santa Catarina. A Cirurgika acredita muito neste modelo de parceria entre médicos, hospitais e empresas como forma de permitir acesso a melhores tratamentos. Nos sentimentos honrados e engrandecidos por fazer parte deste tipo de iniciativa.